Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CONCILIAR CARREIRA COM TRABALHO FREELANCE

CONCILIAR CARREIRA COM TRABALHO FREELANCE
Lênia Luz
out. 16 - 6 min de leitura
000

Por Adzuna

O trabalho autônomo ou freelance já é uma opção crescente entre profissionais que buscam por maior autonomia e flexibilidade. Antes considerado uma espécie de “bico” para muitos, hoje é visto como A valorização do empreendedorismo contribuiu amplamente para a disseminação das possibilidades de trabalhar por conta própria ou conciliar a carreira com projetos ocasionais. E isso se dá tanto devido à recente instabilidade do mercado, quanto à concorrência em cidades grandes, por exemplo, ou mesmo ao desejo por satisfação pessoal e profissional.

Mas para que ambas as funções se alinhem e não atrapalhem qualquer plano futuro, é preciso muita organização. Afinal, se gerenciar uma carreira é complicado, imagine duas! Aliado a isso, estão todos os elementos da sua vida pessoal, que devem entrar na equação. Por isso, resolvemos apresentar os motivos e os meios para alcançar sucesso nessa “jornada dupla”. Anota aí!

 

POR QUÊ?

É evidente que tanto o trabalho freelancer quanto o emprego formal possui suas vantagens e desvantagens, seja em termos de salário, flexibilidade ou mesmo quando se trata de deslocamento no trânsito. Mas devido ao volume dobrado de trabalho, a renda extra e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado acabam se tornando os principais atrativos.

1. Renda extra

A segurança de um salário fixo é o que mantem a maioria dos profissionais em seus empregos com carteira assinada. Além disso, os empregos fixos oferecem benefícios que facilitam o planejamento financeiro e economia, como os vales transporte e refeição, por exemplo. Ao contrário do trabalho freelancer, em que a remuneração depende diretamente do volume trabalhado e os benefícios, com exceção de raros casos, não existem.

Mas apesar do salário fixo, nem sempre a renda é capaz de cobrir todas as despesas do dia-a-dia ou sobrar para o investimento em atividades de lazer ou para atingir objetivos pessoais. Por isso, o trabalho autônomo é uma opção tão tentadora: permite maior conforto financeiro e uma gama mais ampla de aplicações para o seu dinheiro.

2. Experiência adquirida

Além de ser fonte enriquecedora de experiências variadas e treinar o profissional a desenvolver competências a medida em que trabalha nos projetos, as atividades do freelancer muitas vezes são uma espécie de válvula de escape que permite realização profissional, porque podem escolher sua área de interesse.

Portanto, trabalhar em duas áreas distintas permite que você se mantenha atualizado(a) e ativo no mercado com o qual tem mais afinidade.

3. Exercício de qualidades importantes para o mercado de trabalho

Em um mercado de trabalho altamente competitivo, identificar e desenvolver habilidades valorizadas pelos recrutadores é primordial. Conciliando trabalho autônomo com freelancer você abre espaço para a otimização tanto de habilidades interpessoais, relativas a comportamento no ambiente corporativo e interação com o time, quanto de importantes competências técnicas e inovadoras.

 

COMO?

Para ajudar a entender como essa conciliação funciona na prática, separamos as principais ações da rotina de um profissional que divide seu tempo com atividades de freelancer.

1. Saiba definir prioridades

Conciliar duas carreiras pode gerar ansiedade, porque o volume de trabalho é grande e você pode acabar tendo a impressão de que precisa fazer tudo ao mesmo tempo para “dar conta do recado”. Isso quase sempre gera resultados negativos. Felizmente, isso não é necessário se você souber se organizar e definir prioridades.

Por exemplo, imagine que a empresa onde trabalha estará oferecendo treinamentos ou está em um período de pico no movimento de atendimentos. Vale a pena planejar-se com antecedência para diminuir a quantidade de trabalhos freelancer durante esses dias ou semanas. Assim, você poderá dedicar a maior parte do seu tempo, atenção e energia para a demanda mais urgente.

2. Estabeleça horários para trabalhar como freelancer

Ter uma agenda organizada é o fator primordial para fazer essa “jornada dupla” funcionar. E isso significa manter atividades não conflitantes, ou seja, não utilize seus momentos de folga ou lazer para realizar atividades de freelancer ou vice-versa. Além de atrapalhar na produtividade, negligenciar o tempo livre faz com que conciliar trabalho autônomo e fixo perca o significado, já que o objetivo é alcançar um nível de liberdade financeira que te proporcione aproveitar a sua folga por completo e com qualidade. Por isso, estabeleça metas realistas que não comprometam sua saúde e lazer.

Assim, aplique as regras do emprego fixo aos projetos autônomos. Mantenha uma agenda, anote prazos e respeite horários.

A ideia de trabalhar como freelancer "quando der" é uma armadilha. Quando você não estabelece uma rotina fixa consegue planejar todas as outras atividades pessoais em torno desse compromisso.

3. Defina metas e mantenha o foco nelas

Metas: a maneira mais eficiente de fazer toda essa organização funcionar. Definir os resultados desejados previamente e traçar planos concretos com as maneiras de alcançá-los é o guia que você precisa para fazer seus projetos atenderem positivamente as necessidades dos clientes e desenvolver sua carreira.

Estabelecer metas também ajuda no controle financeiro. As metas podem ser de valor (quanto eu quero receber por esse projeto?), de tempo trabalhado (qual será meu “expediente autônomo” ou de quantidade (2 mil palavras por dia para produtores de conteúdo, por exemplo).

4. Gerenciamento individual

Separe as informações. Tudo o que é relativo ao emprego fixo deve ser mantido e organizado de forma separada das atividades realizadas como freelancer. Gerencie os trabalhos de forma individual, assim não corre o risco de confundir metas, transações financeiras ou contatos profissionais, por exemplo.

 

COMPROMETIMENTO É A CHAVE

A eficiência dessas dicas dependerá do seu comprometimento em manter as duas carreiras caminhando lado a lado e complementando uma à outra, além da organização e criação de planos detalhados que nortearão o seu trabalho.

Não sabe bem onde encontrar o emprego certo ou o trabalho freelance que complementará sua carreira? Faça uma pesquisa na ferramenta de busca da Adzuna e encontre a peça que falta!

 

Artigo editado a partir de texto de parceria entre a Adzuna e a Comunidade Rock Content.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você